Noticias
+ Quem Somos
+ Auto - Comercialização de Pneus
+ Bike - Acessórios para bicicletas
+ Notícias
+ Galeria de Imagens
+ Contactos

NOTÍCIAS E NOVIDADES
Voltar
2008-12-17
UE apresenta proposta concreta para sistema de marcação de pneus

A Comissão Europeia apresentou a Directiva para a marcação de pneus combinada, cuja entrada em vigor está planeada para 2012, especificando os critérios para desempenho em travagem, resistência ao rolamento e ruído de rolamento. Se o Parlamento Europeu aprovar a actual versão desta Directiva, a partir de Outubro de 2012 todos os pneus para venda no mercado de substituição europeu, bem como para veículos novos, deverão apresentar uma marcação padrão. A marcação contém uma especificação concreta com base em sete classes (A – G) para a resistência ao rolamento (em kg por cada 1000 kg de carga sobre a roda) e para o desempenho em travagem, bem como informação exacta sobre o nível de ruído gerado durante o rolamento (em dB (A)).

"Como fabricantes líderes na Europa, congratulamos a iniciativa da Comissão Europeia que visa fornecer a todos os condutores informações padronizadas acerca das características dos pneus. Porém, gostaríamos de chamar a atenção para as questões problemáticas que se esperam durante a implementação nos 27 países da União Europeia. Isto inclui, particularmente, a questão dos mecanismos de sanções que podem ser utilizados para mobilizar os fabricantes - bem como os importadores de pneus asiáticos de baixo custo - no sentido de uma implementação diligente. Porém, a proposta para colocar a marcação directamente nos nossos produtos não engloba todos os aspectos da questão, uma vez que a maioria dos compradores de pneus não os vê até estarem montados no veículo", afirmou o Dr. Alan Hippe, Vice-Presidente da Continental AG, que encabeça o Grupo Rubber onde é responsável pela divisão de Pneus para Veículos de Passageiros.

"De forma a assegurar que o consumidor final possa compreender e avaliar estas novas informações técnicas, a Comissão Europeia deve realizar um estudo ao consumidor antes da implementação obrigatória", declarou Andreas Schwab, eurodeputado do partido alemão CDU e Correspondente do Parlamento Europeu para a nova Directiva Comunitária Europeia "Tipo de aprovação dos veículos motorizados relativamente à sua segurança geral".

O Instituto Fraunhofer foi incumbido pela Comissão Europeia da realização de um estudo abrangente, investigando a implementação da directiva de marcação da eficiência energética nos 27 Estados-Membros, bem como na Suíça e na Noruega. Os resultados não serão publicados. Todavia, um estudo comparativo do Instituto Fraunhofer relativo à implementação do Regulamento de Marcação para o Consumo de Energia na Alemanha, em 2001, revelou o frequente abuso de medidas de auto-certificação devido à ausência de mecanismos de verificação e de sanções. Neste caso, mais de 50% dos aparelhos eléctricos verificados em 320 estabelecimentos alemães estavam marcados incorrectamente ou não possuíam qualquer marcação.

A ETRMA, organização europeia dos produtores de pneus e borracha, também participou na discussão acerca dos critérios relevantes para a marcação europeia de pneus e a sua classificação. A organização explicou as relações técnicas básicas no desenvolvimento de pneus e solicitou que a marcação não fosse concebida unicamente com base no critério de resistência ao rolamento. "Estamos muito satisfeitos pelo facto de a Comissão Europeia ter considerado a solicitação da ETRMA, combinando a resistência ao rolamento e a aderência em piso molhado na sua proposta de directiva. Caso contrário, a directiva iria favorecer a concepção unilateral dos futuros pneus, o que iria beneficiar especialmente os produtores de pneus asiáticos de baixo custo, apesar de o nível de desenvolvimento da aderência em piso molhado destes pneus estar cerca de 20 anos atrasada em relação aos produtos premium dos fabricantes europeus", explicou o Dr. Hans-Joachim Nikolin, membro da Direcção da Continental e responsável pela divisão de Pneus para Veículos Médios e Pesados, e representante dos interesses da Continental na ETRMA.

A Comissão Europeia reserva-se ao direito de expandir a marcação europeia de pneus, numa data posterior, com vista à inclusão de critérios adicionais, tais como protecção contra aquaplanagem e desempenho em curva.
Voltar ao Topo Voltar ao Topo
Página Inicial   |   Quem Somos   |   Auto   |   Bike   |   Notícias   |   Galeria de Imagens   |   Contacte-nos   |   Encomendas Setor Auto   |   Encomendas Setor Bike
© 2013. Aguesport. Todos os direitos reservados. © 2013. Aguesport. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
By M&A Digital. This site runs on X4PRO
Aguesport Aguesport - Importação e Exportação, Lda. - Pneus Rotalla Aguesport - Importação e Exportação, Lda., expertmedia, xmedia